quarta-feira, 6 de julho de 2011

FAROFA RICA EM VITAMINAS

Farofa rica em fibras, vitaminas e minerais

“Além de fibras, a farofa tem vitaminas A e C, boas para o crescimento, para a defesa do organismo e para a pele e os olhos. Possui também minerais, como ferro que previne anemia, cálcio contra a osteoporose e potássio para contração muscular”, explica a nutricionista Shirley.
 Os ingredientes são verduras, legumes com cascas:
1 cenoura,
1 beterraba,
1 chuchu,
1/2 maço de folhas de couve
1 cebola.
500g de farinha de mandioca,
100g de margarina e
sal a gosto
 Primeiro escove bem as folhas e os legumes com água. É importante escovar principalmente as pontas, onde ficam muitas bactérias, sempre com uma escovinha própria para legumes.
 Mergulhe tudo por quinze minutos em hipoclorito de sódio ou água sanitária: uma colher de sopa para cada litro de água. Em seguida rale os legumes com casca mesmo, desprezando apenas as pontinhas. As folhas de couve são picadas com talo e tudo.
 O próximo passo é no fogo, para refogar na margarina. Coloque primeiro a cebola, a cenoura e o chuchu que demoram um pouco mais pra amolecer e depois a couve. Por último, a beterraba, que tem uma cor forte e pode deixar a farofa muito colorida. Fora do fogo misture a farinha de mandioca e está pronto.

 Dica: Diminuindo a quantidade de farinha de mandioca, pode-se acrescentar farelo de trigo, que é mais rico em fibras.

A Nutricionista orienta a consumir duas colheres de sopa por refeição.

Quantidade é suficiente para melhorar o funcionamento do intestino.

Fonte: Jornal Hoje http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/06/aprenda-preparar-uma-farofa-rica-em-fibras-vitaminas-e-minerais.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário